Uncategorized

MPC faz diligência investigativa na Fhemeron visando verificar falta de insumos para coleta de sangue

O Ministério Público de Contas de Rondônia (MPC-RO), por meio da procuradora Érika Patrícia Saldanha de Oliveira, acompanhada de assessores, realizou nessa quinta-feira (9) visita-surpresa à Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron), em Porto Velho.

Na atividade desenvolvida na Fhemeron, os representantes do órgão ministerial tiveram como objetivo verificar a procedência de denúncia feita ao MPC, segundo a qual estaria faltando insumos básicos para o funcionamento daquela unidade de saúde, acarretando, consequentemente, na perda de doações de sangue à fundação.

A procuradora do MPC, Érika Saldanha, durante a visita-surpresa na Fhemeron

Além de conhecer os processos relacionados à coleta, triagem, processamento, transporte e armazenamento de sangue, a procuradora Érika Saldanha ainda visitou o almoxarifado da entidade para conhecer a real situação de seu estoque de insumos (bolsas, tubos, luvas, entre outros).

Apurou-se, ainda, extrema fragilidade nos controles de estoque, que são totalmente manuais e feitos por um único servidor o que acaba por facilitar extravios, perdas por vencimentos e, principalmente, a falta de insumos.

Além disso, o MPC deparou-se com montanhas de caixas contendo tubos de hemólise (cerca de 940 caixas), com prazo de validade vencido, o que desafia providências para apurar responsabilidades.

Tudo o que foi levantado durante a visita-surpresa – incluindo informações e dados coletados e registros fotográficos feitos – servirá como subsídio para notificação a ser expedida pelo Ministério Público de Contas, além de outras possíveis medidas.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo