TCE e MPC de Rondônia recebem reunião dos MPCs do Norte para debater auditorias nos sistemas prisionais

Será realizada na sede do Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO), em Porto Velho, na próxima sexta-feira (3), às 8h30, a 1ª Reunião Regional em 2017 dos Ministérios Públicos de Contas (MPCs) dos Estados do Norte do Brasil.

Além de representantes de todos os órgãos ministeriais desta região, o evento contará também com a participação da presidente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais de Contas (CNPGC), Cláudia Fernanda de Oliveira Pereira.

De acordo com o Procurador-Geral de Contas de Rondônia, Adilson Moreira de Medeiros, um dos assuntos que serão debatidos durante o encontro é a ideia lançada pelo TCE e pelo MPC rondonienses relativamente à aplicação de metodologia única e padrão mínimo nas auditorias operacionais que serão feitas pelos Tribunais de Contas nos sistemas penitenciários de cada estado.

Essa proposta, segundo os representantes dos órgãos rondonienses, representa um ganho na estratégia, na metodologia e também nos dados que servirão para o mapeamento e o enfrentamento dessa questão premente na atualidade em nosso país, gerando desse modo celeridade e objetividade na abordagem.

Os representantes dos MPCs do Norte também debaterão outros assuntos em áreas essenciais da administração pública, a exemplo da saúde e da educação. Dado seu caráter e as temáticas que serão abordadas, todas de cunho interinstitucional, a reunião regional não será aberta ao público.