Pod+MPC: Dra. Camila Vasquez compartilha informações sobre a história e a atuação do MPC junto ao TCM da Bahia

O quinto episódio do podcast do CNPGC, o Pod+MPC, teve a participação da Procuradora-Geral do Ministério Público de Contas do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia, Dra. Camila Vasquez, que trouxe detalhes sobre a implementação do Órgão e o trabalho lá desenvolvido.

Ao rememorar o início das atividades do MPC/TCM-BA, a Procuradora citou algumas das dificuldades enfrentadas. “Tínhamos apenas 3 Procuradores, 4 servidores e uma estrutura física de, talvez, 3 metros quadrados, que não é uma medida exata, mas é a impressão que eu tenho aproximadamente daquele espaço”, observou.

Dra. Camila Vasquez também revelou como o Órgão tem lidado com o quadro reduzido de servidores para o pleno cumprimento de suas atribuições. “Em função desse número de pessoal total, que não é um número expressivo e no meu sentir não é suficiente ainda […] criamos uma matriz de risco e não nos manifestamos em todos os processos. Preferimos nos manifestar em um número inferior de processos com qualidade a ter manifestações superficiais em todos os processos”, pontuou.

Quando questionada sobre a atual relação do MPC/TCM-BA com os gestores públicos, a Procuradora-Geral de Contas ressaltou as perspectivas positivas quanto ao assunto. “Temos um compliance muito satisfatório em relação às nossas recomendações e solicitações. Acho que a relação do MPC da Bahia com os gestores públicos é uma relação que caminha cada vez mais para a construção de uma relação dialógica”, concluiu.

Ouça na íntegra o episódio #5 do POD+MPC, clique no link abaixo:

Episódio #5 MPC/TCM-BA – POD+MPC | Podcast no Spotify

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo