Conhecendo o MPC-MG

Nesse episódio, convidamos o Dr. Marcílio Barenco Corrêa de Mello, atual Procurador-Geral do Ministério Público de Contas de Minas Gerais, que nos deu a honra de conhecer um pouco mais sobre o trabalho desenvolvido por este importante Órgão.

Sobre os fatos que marcaram a trajetória institucional, o Procurador destacou que o MPC-MG se trata de um órgão ainda jovem, “que iniciou a sua estrutura organizacional no ano de 2008, com o provimento dos primeiros cargos pós Constituição de 88”. “Tivemos no curso desses 14 anos de existência, três procuradores-gerais antecedentes (à atual gestão) que puderam colocar o seu tijolo de construção na nossa instituição, hoje fincado como órgão reconhecido pelas instituições, pela sociedade mineira, e brasileira”, ressaltou.

Além disso, Dr. Barenco revelou o extenso número de jurisdicionados do controle externo mineiro — “são aproximadamente 2200 jurisdicionados, lembrando que temos 853 municípios que se dividem em Poder Executivo e Poder Legislativo, mais as sociedades de economia mista, as empresas estatais, a Administração Pública indireta e todos os Órgãos de composição do Estado mineiro”.

O Procurador-Geral do MPC de Minas Gerais também fez questão de pontuar o relacionamento profícuo da instituição com a sociedade daquele Estado.  “Nós temos a colaboração com a sociedade direta na fiscalização do erário, na verificabilidade da eficiência dos serviços públicos e na efetividade das políticas governamentais, que são tidas como pilares essenciais do bom gestor público e da responsabilidade fiscal,” observou.

Ouça na íntegra o episódio #12 do POD+MPC, clique no link abaixo:

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo