Procurador-Geral do Ministério Público de Contas da Paraíba fala sobre a atuação do órgão no Pod+MPC

Nesta semana, o podcast Pod+MPC traz a entrevista com o Procurador-Geral do Ministério Público de Contas do Estado da Paraíba, Dr. Bradson Tibério Luna Camelo, que nos revelou um pouco mais sobre a história de vida dessa importante instituição.

Ao ser questionado sobre os primórdios da instalação ministerial naquele Estado, o Procurador relatou que “inicialmente, o Ministério Público de Contas tinha pessoas de indicação política do Governador, e só em 1998, tiveram os primeiros seis colegas nomeados após uma seleção pública”. Também lembrou que a “afirmação institucional” era uma das grandes dificuldades enfrentadas pelos Procuradores daquela época. “Os Conselheiros estavam acostumados com outro padrão de formação dos membros do Ministério Público”, pontuou.

Dr. Bradson Camelo ressaltou que a demanda do Órgão permanece sendo majoritariamente a emissão de pareceres em todos os processos do Tribunal de Contas da Paraíba, atuando como custos legis.

O Procurador-Geral do MPC-PB observou ainda que o desempenho de uma atividade mais proativa por parte da instituição vem ganhando espaço. “Muitas vezes, sentamos com gestores para tentar desenhar soluções práticas e efetivas, porque entendemos que, melhor do que resolver processualmente anos depois, é importante para a sociedade uma resposta rápida, com menor custo possível e com melhor resultado”, concluiu

Ouça na íntegra o episódio #17 do POD+MPC, clique no link:

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo