TCE e MPC participam da apresentação de resultados educacionais

O conselheiro Paulo Curi Neto e a procuradora do MPC, Yvonete Fontinelle, compuseram a mesa de honra do evento

O Tribunal de Contas (TCE-RO) e o Ministério Público de Contas (MPC-RO) participaram, na noite desta terça-feira (14/5), do Seminário de Resultados do Sistema de Avaliação Educacional de Rondônia (Saero) – exercício 2023.

O evento, realizado no Teatro Palácio das Artes, em Porto Velho, apresenta os resultados do Saero e direciona futuras ações com base nesses dados.

A procuradora Yvonete Fontinelle, em seu pronunciamento na abertura do seminário

Organizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o seminário reúne profissionais envolvidos no planejamento, aplicação e análise dos resultados educacionais, gestores escolares municipais e estaduais, além de autoridades representantes de instituições públicas.

TCE E MPC

O seminário foi aberto com a composição da mesa de honra. Nela, a presença do conselheiro do TCE, Paulo Curi Neto, e da procuradora do MPC, Yvonete Fontinelle de Melo.

Entusiasta e grande incentivador para o alcance dos avanços registrados na educação em Rondônia, o conselheiro Paulo Curi Neto destacou a atuação do TCE, em ações como o Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC). “Esse programa já está garantindo ao Estado um salto qualitativo inédito e histórico no ensino”, disse.

Também a procuradora Yvonete Fontinelle falou da importância dos resultados que vêm sendo obtidos pela educação. “É o momento, agora, de festejarmos e avançarmos ainda mais”, disse.

O seminário marcou a apresentação dos resultados do Sistema de Avaliação Educacional de Rondônia (Saero) – exercício 2023

EXCELÊNCIA COM EQUIDADE

Ainda na solenidade de abertura, houve a entrega do Prêmio “Excelência com equidade”, com entrega prêmios às escolas.

Foram premiadas 80 escolas das redes públicas estadual e municipal do estado que obtiverem os resultados mais promissores e maiores evoluções, no Índice de Qualidade de Alfabetização da Escola (IQAE).

Momento da entrega de prêmio às escolas públicas de Rondônia

Aconteceu, também, entrega de placas às 10 melhores escolas por ano e etapa escolar avaliada.

Ao todo, 50 escolas públicas foram condecoradas pelo resultado do Indicador Saero, que é calculado a partir da distribuição percentual de estudantes em cada um dos padrões de desempenho.

A programação do seminário segue ao longo desta quarta-feira (15/5), encerrando na quinta-feira (16/5). Haverá painéis, abordando diversos temas relacionados à avaliação educacional, premiações e discussões sobre os resultados.