MPC-DF destaca atuação do MPC-RO em evento nacional

A Procuradora do MPC-DF, Cláudia Oliveira, destacou a atuação do MPC de Rondônia, durante a programação do seminário, realizado pela Escola Superior do Ministério Público da União (MPU)

A atuação do Ministério Público de Contas de Rondônia foi elogiada, durante evento realizado pelo Ministério Público da União (MPU).

O destaque se deu pelo questionamento, feito pelo MPC rondoniense, de alterações no trânsito de Porto Velho sem o adequado planejamento e a efetiva participação da sociedade.

O empenho do MPC-RO foi citado como boa prática pela Procuradora do Ministério Público de Contas do Distrito Federal (MPC-DF), Cláudia Fernanda de Oliveira, durante o seminário “A Construção Democrática do Plano Diretor de Ordenamento Territorial”.

COMO FOI O CASO

A notificação à Prefeitura de Porto Velho foi expedida pela Procuradoria-Geral do MPC-RO, que tinha à frente, na época, o Procurador Adilson Moreira

Na ocasião, o MPC-RO, por sua Procuradoria-Geral, tendo à frente, na época, o Procurador Adilson Moreira de Medeiros, expediu notificação à Prefeitura de Porto Velho.

Nela, havia recomendação referente ao planejamento realizado no âmbito administrativo, para viabilizar mudanças no trânsito de Porto Velho, como a inversão de sentido prevista para a avenida Sete de Setembro, uma das mais importantes vias da Capital.

“O MPC entrou com representação junto ao TCE-RO, elencando vícios, como a falta de participação popular, e exigindo que o Plano de Mobilidade Urbana fosse levado ao Legislativo Municipal, para integrar o Plano Diretor da cidade. O Tribunal de Contas considerou procedente a representação”, acentuou a Procuradora Cláudia Oliveira.

O seminário foi realizado nos dias 16 e 17 de outubro. Buscou fomentar a participação da sociedade no processo de elaboração, implementação e fiscalização dos planos diretores.