Mobilização marca evento do TCE, MPC e Rede de Controle contra corrupção
Mobilização sobre a importância de se combater a corrupção em todas as suas formas foi realizada no último sábado (7/12).
Esse é o balanço do evento feito pela Rede de Controle da Gestão Pública, em parceria com o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO), o Ministério Público de Contas (MPC-RO) e outras instituições parceiras, alusivo ao Dia Internacional Contra a Corrupção.
O encontro foi realizado no Espaço Alternativo de Porto Velho, e teve como programação atividades voltadas para a conscientização sobre o impacto negativo de pequenos atos de corrupção no dia a dia da sociedade.
O lema deste ano da campanha foi: “Certinho Sim. Jeitinho Não! #DigaNãoÀCorrupção”, reforçando a importância de agir de forma ética, tanto em pequenas quanto em grandes ações cotidianas.
O destaque foi o envolvimento ativo dos cidadãos, que, juntamente com representantes de órgãos públicos, se uniram em uma caminhada, em defesa de uma sociedade mais justa e livre de práticas corruptas.
MPC em combate à corrupção
Estiveram presentes, pelo MPC, os Procuradores Adilson Moreira de Medeiros (Subprocurador-Geral de Contas), Yvonete Fontinelle de Melo (Ouvidora-Geral) e o Procurador-Geral Miguidônio Loiola Neto.
Para o Procurador-Geral de Contas, a mobilização reforça o compromisso do MPC no combate à corrupção, mal que mina a confiança nas instituições e prejudica o bem-estar da população.
“O MPC tem sido incansável na fiscalização e no controle da aplicação dos recursos públicos, buscando sempre garantir que cada centavo seja voltado para a sociedade”, afirmou.
Essa mobilização é uma das muitas ações realizadas ao redor do mundo para marcar o Dia Internacional Contra a Corrupção, um movimento global para promover a ética, a transparência e a responsabilidade em todas as esferas da sociedade.
Ainda em continuidade às celebrações do Dia Internacional contra a Corrupção, o MPC, representado pelo Subprocurador-Geral de Contas, Adilson Moreira de Medeiros, participou, na última segunda-feira (9/12), do Seminário de Prestação de Contas do Programa de Integridade do Ministério Público do Estado de Rondônia.
O evento, além de ser uma oportunidade para compartilhar com a sociedade os dados gerais, principais conquistas e desafios do Programa de Integridade do MPRO, contou com uma palestra alusiva ao Dia Internacional de Combate à Corrupção, com o intuito de fomentar a discussão sobre os mecanismos anticorrupção existentes na sociedade e incentivar o controle social.