MPC participa de reunião para conhecer a Sala de Situação do Sistema de Comando de Incidentes (SCI) da Defesa Civil Municipal

Na manhã deste sábado (5), o Subprocurador-Geral do Ministério Público de Contas (MPC), Adilson Moreira, participou de reunião estratégica organizada pela Prefeitura de Porto Velho para tratar dos impactos da cheia do Rio Madeira, que já ultrapassou os 16,70 metros e afeta mais de 10 mil pessoas na capital, principalmente na região do baixo Madeira.
O encontro teve como objetivo apresentar a Sala de Situação do Sistema de Comando de Incidentes (SCI) da Defesa Civil Municipal, e viabilizar auxílio dos órgãos e instituições do Estado a fim fortalecer as ações emergenciais no combate à crise hídrica.
A nova Sala de Situação criada pela Prefeitura, é uma estrutura que integra o Sistema de Comando de Incidentes e tem como objetivo coordenar de maneira mais eficiente as ações emergenciais de forma estratégica, diante da gravidade da situação.
O Subprocurador-Geral de Contas Adilson Moreira destacou a relevância da Sala de Situação para a organização das ações e a integração das diferentes instituições. “A cooperação interinstitucional é essencial nesse momento de crise. A presença do MPC aqui é para garantir que as ações emergenciais atendam às necessidades da população de maneira coordenada e transparente”, afirmou.
A participação do MPC na reunião reflete a preocupação da instituição com o enfrentamento da calamidade.
A Cheia do Rio Madeira

A cheia do Rio Madeira, que já afeta diretamente 29 comunidades e coloca outras 36 em alerta, tem causado grandes dificuldades nas áreas ribeirinhas de Porto Velho. Famílias têm sido deslocadas de áreas de risco, e muitos moradores perderam bens e moradias devido à força das águas.
Diante desse cenário crítico, a Prefeitura de Porto Velho, em parceria com diversos órgãos e entidades, tem se empenhado em reduzir os efeitos da enchente e garantir a segurança das comunidades afetadas.