Procuradores do MPC-RO participam do XVI Congresso Nacional do Ministério Público de Contas, em Belo Horizonte

O Ministério Público de Contas do Estado de Rondônia (MPC-RO) marcou presença no XVI Congresso Nacional do Ministério Público de Contas, realizado entre os dias 3 e 5 de setembro, no Auditório Vivaldi, sede do Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCE-MG), em Belo Horizonte. O encontro reuniu membros de todo o país para discutir avanços e desafios no controle da administração pública, com foco em consensualismo e inteligência artificial.
Promovido pela Associação Nacional do Ministério Público de Contas (Ampcon), com apoio do MPC-MG e TCE-MG, o congresso celebrou os 40 anos da entidade e trouxe uma programação diversificada, com painéis, palestras e debates sobre tecnologia, cooperação entre órgãos de controle, acessibilidade, comunicação e ouvidorias. Também foram realizadas homenagens a personalidades que contribuíram para o fortalecimento do Ministério Público de Contas.

Representaram o MPC-RO os procuradores de contas Adilson Moreira de Medeiros, Ernesto Tavares Victoria, Willian Afonso Pessoa e Yvonete Fontinelle de Melo, que também participaram, respectivamente, das reuniões do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais de Contas (CNPGC), do Comitê de Sustentabilidade, da Reunião Geral da Ampcon e da reunião dos ouvidores dos Ministérios Públicos de Contas. A participação do MPC-RO reforça seu compromisso com a atualização técnica, a troca de experiências e a busca por soluções inovadoras para aprimorar a governança pública. Ao debater temas como consensualismo e inteligência artificial, a instituição reafirma sua atuação independente e essencial para garantir a legalidade, a transparência e a eficiência na gestão dos recursos públicos, em defesa do interesse coletivo.
