HISTÓRIA, CONQUISTAS E FUTURO: LIVRO MARCA OS 40 ANOS DA AMPCON E O PAPEL DO MINISTÉRIO PÚBLICO DE CONTAS NO BRASIL

Para celebrar quatro décadas de atuação, a Associação Nacional do Ministério Público de Contas (Ampcon) lançou, no início de setembro, o livro “Ampcon 40 anos: Da articulação à força do Ministério Público de Contas” . O lançamento aconteceu em Belo Horizonte, durante o XVI Congresso Nacional do Ministério Público de Contas, que reuniu procuradores e especialistas de todo o país.
A publicação mostra a história da Ampcon desde sua criação, na década de 80, até os dias de hoje, destacando casos, conquistas e desafios na defesa do controle externo em prol de uma gestão pública eficiente. Mais do que um resgate histórico, o livro apresenta reflexões sobre a importância da atuação do Ministério Público de Contas (MPC). Dividido em quatro grandes temas, o conteúdo passa pelas origens da Ampcon; a defesa da autonomia e das prerrogativas dos procuradores; a atuação estratégica em pautas de interesse nacional, como meio ambiente e mudanças climáticas; e uma análise sobre o presente e o futuro da instituição.

Dentre os trabalhos publicados, destaca-se, em especial, o artigo da Procuradora de Contas do MPC-RO, Érika Patrícia Saldanha de Oliveira intitulado “Ampcon como indutora de políticas públicas”, que enfatiza o papel essencial da associação como ente prospectivo de boas práticas de gestão, sugerindo melhorias legislativas, e defendendo maior eficiência, transparência e justiça social.
De acordo com a AMPCON, a obra funciona não apenas como um registro de memória, mas como uma ferramenta para valorizar a atuação dos MPCs e conscientizar a sociedade sobre a importância da fiscalização responsável dos recursos públicos.
O lançamento foi um dos momentos marcantes do congresso, que discutiu temas como inovação no controle externo, combate à corrupção e desafios para garantir que o dinheiro público seja aplicado com eficiência e transparência.
O livro está disponível para leitura no link: [AMPCON 40 Anos – Da articulação à força do Ministério Público de Contas.