Pod+MPC: Conhecendo o Ministério Público de Contas do Estado do Espírito Santo

O novo episódio do POD+MPC conversou com o titular da 3ª Procuradoria do Ministério Público de Contas do Estado do Espírito SantoDr. Heron Carlos Gomes de Oliveira, que nos contou fatos relevantes da trajetória do Órgão.

Ao ser questionado sobre as dificuldades enfrentadas nos primeiros anos da instituição, o Procurador lembrou do cenário vivenciado. “Inicialmente, por óbvio, mas inerente a todo o órgão recém concebido, se descortinou uma situação angustiante, que abrangeu desde questões singelas, como a simples alocação espacial das três novas procuradorias nas dependências físicas do Tribunal de Contas até contratempos mais complexos, a exemplo da estruturação de pessoal e assessoramento técnico”.

Dr. Heron Carlos ressaltou ainda o atual reconhecimento do papel institucional do Ministério Público de Contas pela sociedade espírito-santense. “O trabalho de edificação e consolidação, a partir do efetivo exercício de suas competências legais, propiciou ao Ministério Público de Contas do Espírito Santo encontrar-se hoje com a sua identidade institucional bastante solidificada e consideravelmente bem definida junto aos capixabas,” pontuou.

Sobre a atuação contínua do MPC-ES no combate ao mau uso do dinheiro público, ainda que com um reduzido quadro de membros na instituição, o Procurador de Contas revelou que o Órgão “tem buscado amplificar sua atuação estratégica, com foco em mecanismos de inteligência e análise de dados, principalmente alicerçado na cooperação com outras instituições.”

Ouça na íntegra o episódio #8 do POD+MPC, clique no link abaixo:

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo