Projeto MPC 4.0 reforça pilares estratégicos da Instituição
Recentemente, o Ministério Público de Contas do Estado de Rondônia (MPC-RO) lançou o projeto MPC 4.0. A iniciativa reforça os anseios do órgão de continuar crescendo e evoluindo como instituição de Controle Externo.
Baseado nos vetores de Pessoas, Inteligência Artificial, Instituição e Sociedade, o MPC 4.0 amplia a integração das pessoas conectadas à inovação de forma a proporcionar mais resultados à população rondoniense.
Baseado nos vetores de Pessoas, Inteligência Artificial, Instituição e Sociedade, o MPC 4.0 tem como objetivo ampliar a integração das pessoas conectadas à inovação de forma a proporcionar mais resultados à população Rondoniense, colocando as pessoas no centro do processo e utilizando ferramentas de inteligência artificial para melhorar a vida da sociedade.
Nesse contexto, é possível explorar cada um dos pilares, incluindo suas características e importância.
PESSOAS – As pessoas são centrais no MPC 4.0. A Instituição entende que investir em pessoas é o caminho para resultados mais expressivos. São os servidores que fortalecem e fazem a instituição gerar as entregas pretendidas para a sociedade.
O cultivo do ambiente de valorização do capital humano é essencial, com foco constante no desenvolvimento de habilidades convergentes com os propósitos e urgências sociais (conectas a “business intelligence” e o uso de inteligência artificial, estratégias capazes de elevar ainda mais as entregas ligadas a atuação do MPC).
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL – Já para esse vetor, o MPC-RO compreende a relevância de contínua modernização, e, por disso, há um movimento acentuado de consumo de artigos, cursos, notícias e casos de sucesso sobre IA, além de participação em fóruns e palestras pelos membros e servidores do MPC, estimulando, assim, o desenvolvimento de habilidades relacionadas à área.
Na perspectiva do MPC 4.0, entende-se que a efetivação da IA passa por estratégias inegociáveis como o investimento na qualificação dos profissionais, cultura “data driven”, entendimento específico do negócio, a realização de workshops sobre IA e o incentivo de parcerias institucionais que utilizam a ferramenta em seus processos de atuação, de forma a integrar os produtos e possíveis ferramentas nas rotinas de trabalho do Órgão Ministerial.
INSTITUIÇÃO – Consiste na relevância do órgão no contexto do controle externo para sociedade. Como instituição permanente, de extração constitucional, o MPC investe no fortalecimento institucional, sempre buscando robustecer seu modelo de governança, recursos e estrutura de forma a aprimorar seu desempenho.
O MPC 4.0 sustenta a concepção de Instituição forte para gerar mais resultados, afinal, fiscalizar eficazmente a administração pública, seja na forma pedagógica, preventiva ou sancionatória favorece diretamente ao interesse público.
SOCIEDADE – Completando os elementos, temos o vetor que propulsa a razão de existência do Ministério Público de Contas: a sociedade. No contexto do campo de atuação, a combinação dos pilares do MPC 4.0 converge para o fortalecimento de melhores resultados à população, por meio da fiscalização eficiente da coisa pública.
O interesse da coletividade é mais que um direcionamento, é um comando constitucional, sendo, portanto, inegociável como finalidade das ações e decisões do MPC-RO.
Nesse sentido, a grande missão do MPC-RO é promover impactos positivos para a sociedade, contribuindo para o atendimento de suas. Dessa forma, uma instituição forte com pessoas capacitadas e, mais ainda, com uso estratégico de inteligência artificial, contribuirá fortemente para atender os interesses da sociedade.