15 horas atrás

    Representação

    Em face da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Rondônia – FHEMERONProcesso n. 4175/2025.Gabinete da Procuradora Érika Patrícia…
    16 horas atrás

    .

    O Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) acolhendo a Representação n. 3775/2025, apresentada pelo Ministério Público de Contas,…
    17 horas atrás

    MPC-RO aponta irregularidades em licitação de máquinas pesadas e edital é suspenso em Monte Negro

    A atuação do Ministério Público de Contas de Rondônia (MPC-RO) resultou na suspensão do Pregão Eletrônico n. 055/2025/PMMN/RO, lançado pelo…
    2 dias atrás

    NOVEMBRO AZUL: MPC-RO Realiza Ação de Conscientização sobre a Saúde Masculina

    O Ministério Público de Contas do Estado de Rondônia realizou mais uma etapa do projeto institucional Cores que Conscientizam, a…
    6 dias atrás

    Representação

    Em face do Consórcio Público Intermunicipal da Região Centro Leste de Rondônia (CIMCERO)Processo n. 4142/2025.Gabinete da Procuradora Érika Patrícia Saldanha…
    1 semana atrás

    Novembro Azul

    1 semana atrás

    Portaria n. 07/2025-PGMPC

    Procuradoria-Geral do MPC-RO (Baixe o Arquivo)OBJETO: Designa Procuradora de Contas para atuar como representante do Ministério Público de Contas de…
    1 semana atrás

    Portaria n. 06/2025-PGMPC

    Procuradoria-Geral do MPC-RO (Baixe o Arquivo)OBJETO: Designa os Procuradores de Contas para atuar como representantes do Ministério Público de Contas…
    2 semanas atrás

    Representação

    Em face da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental de Rondônia – SEDAMProcesso n. 4063/2025.Gabinete da Procuradoria-Geral de Contas (GPMILN)…
    2 semanas atrás

    Ação coordenada do Comitê do Instituto Rui Barbosa – IRB destaca iniciativas de acessibilidade e inclusão do TCE-RO e MPC-RO

    O Comitê Técnico de Acessibilidade e Inclusão do Instituto Rui Barbosa (IRB) destacou em suas mídias sociais as iniciativas do…

    Bloco de Título

    • Representação

      Em face da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Rondônia – FHEMERON
      Processo n. 4175/2025.
      Gabinete da Procuradora Érika Patrícia Saldanha de Oliveira (GPEPSO) (Baixe o Arquivo)
      OBJETO: Apuração de irregularidades nas contratações de serviços de engenharia clínica pela Fhemeron, consistentes na ausência de licitação regular, na morosidade injustificada da fase interna do processo licitatório e no uso reiterado e indevido de contratações emergenciais e reconhecimentos de dívida para a continuidade de serviços essenciais. 

      Palavras-chave: Representação; Fhemeron; Irregularidades; Contratações; Serviços de Engenharia Clínica; Inobservância do dever constitucional de licitar; Contratação direta; Emergência ficta; Reconhecimentos de dívida. 

    • .

      O Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) acolhendo a Representação n. 3775/2025, apresentada pelo Ministério Público de Contas, determinou a suspensão imediata da Concorrência Pública n. 04/2025, promovida pelo Município de São Francisco do Guaporé, por meio da Decisão Monocrática n. 0156/2025-GCESS. O certame tinha abertura prevista para 19 de novembro de 2025 e valor estimado de R$ 42.931.457,47.

      A medida cautelar foi proferida em razão de indícios de irregularidades no procedimento licitatório, que prevê a contratação de serviços de pavimentação, tapa-buraco, recapeamento e implantação de novas vias urbanas, entre eles: utilização inadequada do Sistema de Registro de Preços para obras complexas; ausência de justificativa para o não parcelamento do objeto; exigências econômico-financeiras contraditórias; e restrição indevida das modalidades legais de garantia previstas na Lei 14.133/2021.

      A referida decisão tem caráter preventivo e busca evitar potenciais danos ao erário, assegurando o cumprimento dos princípios da legalidade, economicidade e ampla competitividade, bem como oferece prazo para apresentação de defesa e correções necessárias.

      Confira a íntegra dos documentos relacionados:

    • MPC-RO aponta irregularidades em licitação de máquinas pesadas e edital é suspenso em Monte Negro

      A atuação do Ministério Público de Contas de Rondônia (MPC-RO) resultou na suspensão do Pregão Eletrônico n. 055/2025/PMMN/RO, lançado pelo Município de Monte Negro para contratação de serviços de locação de máquinas pesadas e equipamentos, no valor estimado de R$ 8.577.500,00. A medida foi determinada pelo Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO), após a apreciação da Representação n. 3908/2025, que apontou falhas relevantes na fase de planejamento do certame.

      A análise preliminar do edital revelou falhas graves, como a ausência de memória de cálculo para os quantitativos estimados, pesquisa de preços inadequada limitada a poucas cotações diretas, e vícios na descrição técnica dos equipamentos, incluindo exigências incompatíveis com o mercado, critérios subjetivos de conservação e especificações de difícil justificativa técnica.

      Diante das inconsistências, o MPC-RO apontou risco concreto à competitividade, à economicidade e à obtenção da proposta mais vantajosa. O TCE-RO reconheceu a gravidade das irregularidades e, pela Decisão Monocrática n. 170/2025-GCJEPPM, concedeu tutela de urgência, suspendendo todos os atos relacionados ao pregão e a sessão de abertura. Além disso, determinou o envio, no prazo de cinco dias, da íntegra do Processo Administrativo n. 0001004.12.01-2025, para análise técnica aprofundada, bem como a notificação dos responsáveis para apresentação de esclarecimentos.

      Confira a íntegra dos documentos relacionados: