5 dias atrás

    Debate sobre assédio eleitoral destaca evento do TCE e MPC

    Um diálogo construtivo para a identificação e apresentação de medidas preventivas e estratégias efetivas de combate ao assédio eleitoral. Essa…
    6 dias atrás

    TCE e MPC debatem com Estado solução para escalas de plantão no João Paulo II

    O presidente do TCE-RO, Wilber Coimbra, abriu a reunião, realizada nesta segunda-feira A apresentação de ações de controle para solucionar…
    1 semana atrás

    TCE e MPC realizam, nesta terça-feira (10/9), evento para debater assédio eleitoral

    O Tribunal de Contas (TCE-RO) e o Ministério Público de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) realizarão, nesta terça-feira (10/9),…
    1 semana atrás

    Notificação Recomendatória n. 001/2024/GPGMPC

    Secretaria Estadual de Saúde de Rondônia – SESAU/ROGabinete da Procuradoria-Geral de Contas (PMILN) (Baixe o Arquivo)OBJETO: Adoção de medidas para…
    1 semana atrás

    Recurso de Reconsideração

    Em face da DM n. 099/2024-GCFCSProcesso n. 02904/2024Gabinete da Procuradoria Geral de Contas (PMILN) (Baixe o Arquivo)OBJETO: Em face do…
    2 semanas atrás

    MPC-RO e TCE-RO prestigiam posse de novos defensores públicos

    A cerimônia aconteceu no auditório do Tribunal de Justiça O Tribunal e o Ministério Público de Contas do Estado de…
    2 semanas atrás

    Notificação Recomendatória n. 04/2024/GPYFM/MPC

    Prefeitura e Secretaria Municipal de Educação de Porto VelhoGabinete da Procuradora Yvonete Fontinelle de Melo (PYFM) (Baixe o Arquivo)OBJETO: Adoção…
    2 semanas atrás

    MPC-RO participa do encerramento do mês da Segurança Institucional no MP-RO

    O Ministério Público de Contas de Rondônia participou, nesta quinta-feira (29/08), da solenidade de encerramento do “Mês da Segurança Institucional”,…
    3 semanas atrás

    MPC participa de debates sobre previdência em Porto Velho

    O Procurador do MPC-RO, Willian Afonso Pessoa, em sua fala, durante a abertura do evento, realizado no auditório do IFRO,…
    16/08/2024

    MPC-RO marca presença no XII Fórum Nacional do Ministério Público de Contas

    O MPC-RO esteve presente no XII Fórum Nacional do Ministério Público de Contas, realizado em Aracaju (Sergipe), de 14 a…

    Bloco de Título

    • Debate sobre assédio eleitoral destaca evento do TCE e MPC

      Um diálogo construtivo para a identificação e apresentação de medidas preventivas e estratégias efetivas de combate ao assédio eleitoral.

      Essa dinâmica marcou o evento “Assédio Eleitoral: Proteja sua Liberdade de Escolha”, uma iniciativa do Tribunal de Contas (TCE-RO) e do Ministério Público de Contas do Estado de Rondônia (MPC-RO).

      Realizado no auditório do TCE-RO, em Porto Velho, o evento reuniu representantes de órgãos públicos federais e estaduais que atuam em Rondônia, além de gestores, servidores, estagiários e colaboradores do Tribunal e do MPC.

      A ação integra campanha deflagrada pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). A convite do MPC-RO, o Tribunal de Contas abraça o movimento e integra a ação, como instituição parceira.

      DEBATE

      Em formato de debate, o evento serviu para esclarecer situações relevantes a respeito do assédio eleitoral.

      Segundo o Procurador-Geral do MPC-RO, Miguidônio Inácio Loiola Neto, anfitrião do evento, a iniciativa é importante para despertar um diálogo construtivo sobre a temática. “Isso para que tenhamos o exercício correto e com lisura do pleito eleitoral”, acentuou.

      Ele lembrou ainda que a ação se harmoniza com diretrizes do MPC e TCE, referentes ao fortalecimento da ética e da integridade nas instituições públicas.

      Durante os pronunciamentos das autoridades, foram detalhadas as diversas formas de assédio eleitoral, que incluem coação ou pressão sobre escolhas políticas, seja no trabalho ou nas redes sociais.

      Envolve, por exemplo, promessas de vantagens ou imposição de penalidades devido a preferências políticas.

      Isso pode abranger discriminação, violência psicológica e outras formas de pressão por orientação política, afetando trabalhadores de todos os setores.

      Também a necessidade de se implementar, inclusive no serviço público, medidas efetivadas, a fim de garantir a integridade do processo eleitoral.

      Participaram dos debates, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Daniel Lagos; o procurador eleitoral do Ministério Público Federal, Leonardo Caberlon; o vice procurador chefe do Ministério Público do Trabalho, Lucas Brum; e o promotor de Justiça do Ministério Público de Rondônia, Glauco Maldonado.

      No link acima, assista ao evento na íntegra.

    • TCE e MPC debatem com Estado solução para escalas de plantão no João Paulo II

      O presidente do TCE-RO, Wilber Coimbra, abriu a reunião, realizada nesta segunda-feira

      A apresentação de ações de controle para solucionar o problema das escalas de plantão e sobreaviso no Hospital João Paulo II, o maior pronto-socorro de Rondônia.

      Esse foi o tema central de uma reunião, realizada nesta segunda-feira (9/9), com a participação de representantes do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), do Ministério Público de Contas (MPC-RO) e do Governo do Estado.

      Na ocasião, o presidente do Tribunal de Contas, Wilber Coimbra, reiterou a diretriz da instituição de buscar soluções compartilhadas, privilegiando o diálogo para solucionar os problemas identificados em fiscalizações do TCE-RO.

      Wilber Coimbra enfatizou a necessidade de que medidas urgentes sejam efetivadas para melhorar o atendimento ao cidadão.

      CONTROLE DE ESCALAS

      O encontro serviu para o TCE-RO apresentar um mecanismo de controle de escalas de plantão e sobreaviso em hospitais de urgência e emergência.

      A finalidade e solucionar um sério problema verificado nas inúmeras fiscalizações: o controle de pessoal.

      No caso, constatou-se a ausência de profissionais da área de saúde, em descumprimento da carga horária estabelecida, comprometendo o atendimento.

      Outro ponto crítico: o profissional de saúde de sobreaviso que, quando acionado pela própria equipe do hospital, não atendeu.

      No caso, isso ocorreu devido ao uso de telefonia pelo sistema VOiP, que gera números aleatórios para as chamadas, e é considerado um problema grave na comunicação com os profissionais

      GESTORES ESTADUAIS

      Os gestores estaduais se mostraram sensíveis e dispostos ao diálogo, incluindo a definição de responsabilidades de cada unidade envolvida no problema (direção do hospital, controle interno da Sesau e a própria Controladoria-Geral do Estado).

      A ideia é que, trabalhando de forma conjunta e integrada, com a participação do TCE e do MPC, seja possível melhorar a saúde no Estado de Rondônia.

      Representantes da Sesau, do MPC e do TCE na reunião desta segunda-feira

      SOLUÇÃO PARA O SOBREAVISO

      Outro ponto debatido na reunião: os chamados de sobreaviso no João Paulo II, que são baseados no sistema VOiP.

      De acordo com a direção do hospital, já foi disponibilizado um número único para questões relacionadas aos profissionais de sobreaviso, solucionando, assim, esse problema.

      Participaram da reunião, o relator de processos da área de saúde no TCE, conselheiro Jailson Viana, o procurador-geral do MPC, Miguidônio Loiola Neto, e a equipe de auditoria do Tribunal.

      Pela Administração Estadual, estavam presentes o Secretário da Saúde, Jefferson Rocha, e o Controlador-Geral do Estado, José Abrantes Aquino, acompanhados de suas equipes de gestão, incluindo a direção do João Paulo II.

    • TCE e MPC realizam, nesta terça-feira (10/9), evento para debater assédio eleitoral

      O Tribunal de Contas (TCE-RO) e o Ministério Público de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) realizarão, nesta terça-feira (10/9), a partir das 10 horas, evento estadual, dentro da campanha “Assédio Eleitoral: Proteja sua Liberdade de Escolha”.

      Idealizado pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), o movimento tem ações locais coordenadas e integradas entre os Ministérios Públicos que atuam no Estado de Rondônia. 

      A convite do MPC-RO, o Tribunal de Contas abraça a causa e integra a ação, como instituição parceira.

      COMO SERÁ

      Em formato de debate, o evento promoverá diálogos voltados à identificação do assédio eleitoral no serviço público, apresentando medidas preventivas e estratégias eficazes para assegurar a integridade do processo eleitoral. 

      Além de instituições parceiras, o evento contará com representantes de diversos órgãos com atuação relacionada à temática.

      Entre eles, a Procuradoria Regional Eleitoral de Rondônia, o Ministério Público do Estado de Rondônia, o Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia, a Controladoria-Geral da União, as ouvidorias do TCE-RO e MPC-RO e representantes sindicais de classe.

      Fica o convite para que todos os servidores, estagiários e colaboradores prestigiem e participem do evento, que ocorrerá no auditório.