Ministério Público de Contas de Rondônia participa de evento nacional para o fortalecimento do Sistema de Controle Externo

Teve início nessa última terça-feira (13), em São Paulo, o 3º Laboratório de Boas Práticas dos Tribunais de Contas (LabTCs), iniciativa que se consolida como espaço estratégico para a troca de experiências, o estímulo à inovação e o fortalecimento do Sistema de Controle Externo no Brasil.
A programação segue até hoje, quinta-feira (15), reunindo membros e servidores dos Tribunais de Contas e Ministérios Públicos de Contas de todo o país, além de profissionais com atuação técnica no controle e na governança pública.
Na ocasião, o Ministério Público de Contas de Rondônia (MPC-RO) está representado pelo procurador Willian Pessoa, Coordenador do Centro de Apoio Operacional, que participa das atividades do evento com foco no compartilhamento de práticas que possam aprimorar a fiscalização e a gestão dos recursos públicos no Estado. Também acompanham o evento os servidores do MPC-RO, Viviane Winter e Aldrin Willy Mesquita Taborda.
“O Laboratório é uma chance de olhar o que está funcionando em outros estados, adaptar à nossa realidade e devolver à sociedade uma atuação mais efetiva e ágil. Precisamos estar constantemente atualizados e conectados com práticas que dão resultado”, destacou o procurador.
A programação do evento contempla temas diversos, refletindo a complexidade da atuação dos órgãos de controle, com abordagens que vão desde inteligência artificial e gestão de processos de trabalho até integridade, ouvidoria, educação, saúde e atenção à primeira infância.
A proposta é promover um ambiente de aprendizado colaborativo, que incentive soluções inovadoras e replicáveis nos diferentes contextos institucionais.
Com origem no projeto Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas (MMD-TC), o Laboratório seleciona experiências que demonstram impacto positivo na administração pública. A proposta é incentivar a adoção dessas práticas em diferentes contextos institucionais, promovendo avanços significativos na atuação dos Tribunais e dos Ministérios Públicos de Contas.
O evento é promovido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), em parceria com o Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCM-SP) e o Instituto Rui Barbosa (IRB), com apoio de diversas entidades representativas do controle externo.