Uncategorized

Plano Estratégico “Desenvolvendo a Instituição” é lançado pelo MPC-RO com horizonte 2016/2019

Intitulado “Desenvolvendo a Instituição”, foi lançado oficialmente nesta segunda-feira (3), no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO), o Plano Estratégico do Ministério Público de Rondônia (MPC-RO), aprovado pelo Colégio de Procuradores do órgão (CPMPC) e que abarca o horizonte 2016/2019.

Membros e servidores dos dois órgãos que atuam no controle da administração pública marcaram presença no evento, que teve, em paralelo, o lançamento da cartilha explicativa (disponível neste link) sobre a peça estratégica do MPC-RO.

A abertura contou com pronunciamento do Procurador-Geral do Ministério Público de Contas, Adilson Moreira de Medeiros, que, entre outros pontos, mencionou, como fato inspirador para a idealização do Plano Estratégico do órgão ministerial, a experiência do próprio TCE, cuja aposta na eficiência do planejamento estratégico, tanto na gestão atual, com o conselheiro Edilson de Sousa, quanto na anterior, com o conselheiro José Euler Potyguara, tem produzido bons frutos no ambiente interno e também externamente, em favor da sociedade rondoniense.

Segundo Adilson Moreira, o plano estratégico gestado para o MPC-RO, contemplando o horizonte 2016 a 2019, constitui-se como o passo inicial para o cumprimento de objetivos e metas, que têm como foco o conceito de excelência da gestão e, consequentemente, a garantia do desenvolvimento contínuo do Ministério Público de Contas, um trabalho que, de acordo com ele, envolve os Procuradores e todos os servidores que integram o órgão.

Nesse aspecto, ele destacou o engajamento de toda a equipe do MPC, incluindo a Comissão de Planejamento Estratégico, além de agradecer a colaboração e o apoio prestados pelo TCE-RO, por meio de sua Presidência e áreas como Secretaria de Planejamento (Seplan), Assessoria de Comunicação (Ascom) e Escola Superior de Contas/Biblioteca (Escon). “Todos tiveram grande contribuição na construção do nosso Plano Estratégico”, disse.

APRESENTAÇÕES

Dando continuidade ao evento, o assessor de planejamento do MPC, Alexandre dos Santos Teixeira, apresentou os conceitos norteadores da identidade corporativa do MPC, destacando sua visão de futuro, missão e valores, envolvendo legalidade, ética, defesa do interesse público, eficiência, transparência, proatividade, meritocracia e respeito às pessoas.

Logo depois, o Procurador Ernesto Tavares Victoria explanou sobre as perspectivas e objetivos do Plano Estratégico 2016/2019 do MPC, culminando com a apresentação do Mapa Estratégico do órgão, que alinha os valores (sustentáculo do órgão), as perspectivas (divididas em quatro eixos: orçamento e logística; pessoas e inovações; processos internos; e resultados) e a missão e a visão institucionais. “Acredito que o Plano Estratégico é um ótimo meio para atingirmos os resultados que pretendemos para nossa instituição”, disse.

Durante o lançamento do Plano Estratégico do MPC-RO, horizonte 2016/2019, foram também citadas as próximas fases, envolvendo ações de cunho interno, como treinamentos e oficinas para que os servidores do órgão possam executar as iniciativas, ações e atividades previstas na peça estratégica, bem como monitorá-las.

Fonte: www.tce-ro.gov.br
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo