Uncategorized

Homenagens do TCE e MPC ao Dia do Auditor marcam Seminário de Boas Práticas de Auditoria e Controle

Em homenagem ao Dia do Auditor, comemorado no último sábado (27), foi realizado no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO), na última sexta-feira (26), o I Seminário de Boas Práticas de Auditoria e Controle do Estado de Rondônia, cuja temática envolveu: “Auditoria do setor público – Fazendo a diferença na vida dos cidadãos”.

Trata-se de uma iniciativa do Sindicato dos Profissionais de Controle Externo do TCE-RO (SindControle) e da Associação dos Auditores de Controle Externo do Tribunal de Contas (AudTCE-RO), com apoio institucional do TCE-RO, por meio da Escola Superior de Contas (Escon), e do Ministério Público de Contas (MPC-RO).

O evento teve, na mesa de honra, a presença de representantes das entidades organizadoras e apoiadoras, assim como da Controladoria-Geral do Estado (CGE-RO), do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado (Iperon) e da União dos Controladores Internos de Rondônia (Ucir).

HOMENAGENS

Abrindo oficialmente o seminário, o conselheiro Wilber Coimbra, presidente da Escon/TCE-RO, destacou, em relação ao evento, a homenagem feita aos auditores, categoria profissional essencial para que as Cortes de Contas promovam a manutenção da governança das administrações públicas, por meio de, entre outras ações, a auditoria, a inspeção, a instrução e demais atribuições típicas do sistema de controle externo.

Disse ainda da relevância da ação por seu aspecto pedagógico e orientador, em harmonia, portanto, com a vocação do TCE e, especialmente, da Escola Superior de Contas. “Que possamos, a partir dos ensinamentos e reflexões despertados por este seminário, contribuir para o aprimoramento e capacitação dos que aqui estão, pois esse será o grande legado”, acentuou.

Também a procuradora de Contas, Érika Saldanha, ao parabenizar em nome do MPC a organização do evento pela homenagem aos auditores, citou o compartilhamento de ideias e conhecimentos proporcionado pelo seminário como fundamental ao alcance de boas práticas e políticas públicas efetivas. “E, com a realização deste evento, creio que não há melhor maneira de comemorarmos o Dia do Auditor”, frisou a representante do MPC rondoniense.

Já o presidente do SindControle, Hermes Murilo Melo, pautou sua fala no agradecimento às instituições parceiras, acrescentando que o seminário foi concebido para proporcionar um diálogo aberto com especialistas e para gerar uma visão ampliada dos resultados das ações de controle.

PAINÉIS

As palestras abordaram os temas: “O Auditor do Século XXI”, “Boas práticas: CGE – Reestruturação do Sistema de Controle Interno Estadual”, “Boas práticas: CGM de Jaru – Auditoria do Transporte Escolar” e “Boas práticas: TCE de Rondônia – Auditoria dos Institutos de Previdência”.

Como painelistas, atuaram: André Paulon, consultor em governança e riscos/”compliance” e “controller” para América Latina da Grid Solutions; Francisco Netto, controlador geral do estado de Rondônia; Gimael Cardoso, controlador geral do município de Jaru; e Gislene Rodrigues, auditora de Controle Externo e especialista em Regime Próprio de Previdência Social.Os mediadores e debatedores foram: o conselheiro Wilber Coimbra, doutor em direito e presidente da Escon; Bruno Piana, secretário-geral de controle externo do TCE/RO e mestre em administração; Érika Saldanha, procuradora do MPC; e Maria Rejane, presidente do Iperon, procuradora do estado e especialista em Regime Próprio de Previdência Social.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo