Empossado novo Procurador do MPC-RO

Em solenidade prestigiada por autoridades de Poderes, Órgãos e entidades, foi empossado o novo Procurador do Ministério Público de Contas (MPC-RO)

O Ministério Público de Contas (MPC-RO) é fortalecido com o ingresso de mais um membro, novo Procurador de Contas Willian Afonso Pessoa, que tomou  posse, em solenidade presencial, realizada nesta quarta-feira (19/4), no auditório do Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO).

O ingresso de Willian reforça o Colégio de Procuradores de Contas, que atualmente é integrado pelo Procurador-Geral, Adilson Moreira de Medeiros; pelas Procuradoras Érika Patrícia Saldanha de Oliveira e Yvonete Fontinelle de Melo e pelos Procuradores Ernesto Tavares Victoria e Miguidônio Inácio Loiola Neto, todos presentes na solenidade para prestigiar o empossado e agora membro do MPC-RO.

A sessão solene foi prestigiada por representantes de Poderes, Órgãos Públicos e entidades, como o Tribunal de Contas (TCE-RO), o Tribunal de Justiça (TJ-RO), a Assembleia Legislativa (ALE-RO), a Defensoria Pública do Estado (DPE-RO), o Ministério Público do Estado (MP-RO), o Governo do Estado de Rondônia, o Executivo Municipal de Porto Velho, a Controladoria-Geral do Estado (CGE-RO) e a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB-RO).

O Procurador-Geral do MPC-RO, Adilson Moreira de Medeiros, conduziu os trabalhos da prestigiada sessão solene de posse

A solenidade, conduzida pelo Procurador-Geral do MPC-RO, foi transmitida pelo canal do YouTube do TCE-RO [veja o link abaixo] e contou com a leitura de compromisso por parte do novo Procurador de Contas, bem como a leitura e assinatura do seu termo de posse.

Clique no link acima para assistir à posse do novo Procurador do MPC-RO

BOAS-VINDAS

Com a atribuição de dar as boas-vindas ao novo Procurador de Contas, a Procuradora Érika Saldanha destacou, em seu discurso, características pessoais e profissionais apreciadas durante os serviços prestados por Willian Pessoa, que era servidor de carreira do TCE-RO e, por mais de uma década, atuou como como Assessor de Procurador do MPC rondoniense.

A Procuradora do MPC-RO, Érika Saldanha, foi a responsável por dar as boas-vindas ao novo Procurador do Órgão Ministerial

“O William demonstrou ser forte e íntegro durante toda essa jornada. Estou convicta de que, junto com os demais procuradores e servidores do MPC, continuaremos a construir um órgão forte e atuante”, ressaltou.

DISCURSO

Ao agradecer aos membros e servidores do TCE e do MPC e representantes dos Poderes, Órgãos e demais instituições presentes, o Procurador de Contas Willian Pessoa iniciou seu discurso de posse ressaltando a longa jornada na administração pública como servidor do TCE-RO, iniciada ainda em 2006, quando aprovado em concurso público.

Dedicou grande parte do seu discurso para agradecer e ressaltar o apoio obtido junto à sua família, enfatizando ser esta essencial desde o seu ingresso até a jornada para o cargo de Procurador de Contas, que assume nesta data.

“Poucas funções são tão relevantes quanto a fiscalização da correta aplicação dos recursos públicos”, ressaltou o novo Procurador do MPC, para, depois, esclarecer: “Uma vez que toda prestação de serviço aplicada pelo poder público passa pelo crivo do Tribunal de Contas e, consequentemente, pela análise do Ministério Público de Contas”.

Para ele, o MPC e o TCE jamais podem ficar alheios à realidade social e ao cenário colaborativo. A esse respeito, falou das boas práticas adotadas pelo TCE-RO para enfrentar os principais desafios atuais e futuros, previstos no Planejamento Estratégico da Corte para o período de 2021-2028, bem como sua atuação, via dialógica e de capacitação junto aos órgãos jurisdicionados.

Quanto ao MPC-RO, segundo ele, juntamente com a indução de boas práticas e promoção da capacitação, a aplicação de penalidade nos rigores da lei deve ser prestigiada na atuação ministerial. “Notadamente em situações em que há a dilapidação do erário e a corrupção se manifesta”, ressaltou, ao firmar o compromisso de atuar com a coragem necessária para enfrentar esse mal que tanto aflige a sociedade.

Colegiado de Procuradores do MPC-RO (à esquerda, com o Conselheiro Presidente Paulo Curi Neto, egresso do MPC-RO) ganha reforço com a posse do novo Procurador, Willian Afonso Pessoa

As considerações finais do novo Procurador de Contas orbitaram em torno da palavra “servir”, ao trazer dois significados que serão usados como norte para sua relevante função: servir ao público e a Deus. Evidenciou a aplicação do termo dentro de suas futuras funções, a serem exercidas com excelência, integridade e dedicação, bem como aplicá-la no labor diário e nas relações interpessoais, incessantemente.

O Procurador do MPC-RO, Willian Afonso Pessoa, com a esposa Nájila (grávida do bebê Filipe Alvares Afonso Pessoa) e com os dois filhos: Gabriel Padovan Afonso Pessoa e Eduardo Dantas Afonso Pessoa.

“Exercerei minhas funções servindo ao público e a Deus, carregando comigo a consciência inafastável e inabalável de que a posse a um cargo dessa envergadura não deve jamais ser um ponto de chegada e, sim, com a mais absoluta certeza, um ponto de partida”, finalizou.